Mapa do Site do Homem Revólver

[ Portal TEXBR | Sites TEXBR | TEXBR NEWS | Fórum TEXBR | Loja Virtual ]
[
Artigos | Wallpapers | Mapa do Site | Busca Expressa | Classificados
[
Cadastre-se | Indique | Links | Ajude o TEXBR | E-mail | Expediente ]

 

uBC Fumetti
SBE Editore

Tex Willer, mais de 50 anos de aventuras Livraria Italiana
Editora Mythos


Verso&Reverso
Esta entrevista foi
concedida por Ale-
xandre Jubran em
junho de 2001.
 

 

POR TRÁS DO PANO

Wallpaper
Quero baixar o download do wallpaper exclusivo de Alexandre Jubran.
Clique aqui!

 

 

ALEXANDRE JUBRAN
Colorista das Capas de Tex

Já faz tempo que acompanhamos atentamente o trabalho de uma pessoa que, sempre por trás do pano, contribui em muito para que a revista Tex chegue nas bancas com uma capa artisticamente bonita, bem colorida, uma verdadeira obra de arte. Estamos falando de Alexandre Jubran, ou simplesmente Jubran, nome pelo qual o conhecemos, porque é assim que assina as capas de Tex que faz a colorização.

Jubran é dono de um estilo sóbrio e, ao mesmo tempo, harmônico na composição das cores. Podemos notar isso mesmo quando a capa não é inédita no Brasil. Nessas ocasiões, a imagem não inédita recebe um tratamento ainda mais especial, recebendo uma nova "roupagem colorida".

Nesse mês de agosto, no qual o site www.tex.dk3.com completa um ano de existência, convidamos Jubran, o mago dos pincéis, para responder algumas perguntas ao público texiano do Brasil e mesmo de fora do país, e ficamos muito felizes por ter o artista concordado de pronto com a entrevista, dando a oportunidade de conhecermos melhor sua pessoa e como é o seu trabalho e ainda um aspecto editorial importante de nosso personagem Tex Willer: a composição das cores das capas de Tex.

Além da entrevista, oferecemos de quebra, um super brinde: um Wallpaper Exclusivo com a imagem colorizada por Jubran para Tex Edição Histórica 048. Não se atreva a deixar seu desktop sem essa bela imagem! Chega de bate-papo. Vamos à entrevista:

1. Nome completo, data e cidade de nascimento: 
Alexandre Jubran, nasci em São Paulo, 27 de outubro de 1967.

2. Quando começou a interessar-se por desenho, por pintura, por quadrinhos? 
Gosto de desenhar desde criança. Com 14 anos comecei a me interessar por pintura, na Panamericana, e mais tarde, por computadores.

3. Onde passou a infância e onde estudou?
Nasci na Vila Mariana, mas passei toda a infância na zona norte. Depois nos mudamos para Guarulhos. Sou formado em Programação Visual pela FAAP, fiz Pós Graduação em Artes Plásticas e atualmente estou fazendo Pós em História da Arte na Universidade São Judas, onde dou aula.

4. Como foi o início de sua carreira profissional até chegar na colorização de capas para Tex na Mythos?
Comecei trabalhando em agências de propaganda. A partir de 1991 comecei a fazer quadrinhos. Meu primeiro trabalho foi uma adaptação do Alquimista, do Paulo Coelho, depois fiz Entrevista com o Vampiro, todos pintados a mão. A partir de 1996 começei a fazer colorização, primeiro para a Marvel (EUA), depois para a Globo, Trama, Abril, Mythos, Escala, e outras. Começei a colorir capas do Tex em 1998. Acabei ganhando dois HQ MIX (1999-2000) com este trabalho.

5. Qual a primeira capa para Tex que colorizou para a Mythos? 
Se não me engano, foram duas capas desenhadas pelo Magnus, já falecido (veja
TEX-351 e TEX-352).

6. Destas todas, qual a capa colorizada para Tex que você mais gostou e porquê?
Gosto de muitas... Mas as que eu mais gosto são as que foram desenhadas pelo Claudio Villa.

7. As capas de Tex geralmente já foram publicadas a cores na Itália. Você precisa colorizar utilizando as mesmas cores utilizadas lá ou tem liberdade para utilizar sua criatividade?
Eu tenho total liberdade, mas, sempre que possível, mantendo as características da edição original. Se o trabalho já foi colorido antes, eu não acho legal mudar completamente, apenas procuro melhorar alguns detalhes.

Ir para Parte 2 da Entrevista

topo da página
Por Trás do Pano
TEX WILLER
TEXBR


  Clique e entre nesse mundo!
  Seja um dos colaboradores desse Site!
 
 

Página publicada sob licença da SBE e uBC - Itália
Organizada pelo
QG-TEXBR - Brasil
Portal TEXBR na Internet desde 17/08/00

  Bonelli Comics